Vantagens da previdência privada

Entenda melhor e conheça suas vantagens

A Previdência Privada é uma modalidade de investimento muito utilizada quando pensamos em aposentadoria e sucessão patrimonial com a indicação de beneficiários. Além de oferecer vantagens fiscais e sucessórias no longo prazo, ela também funciona como um complemento a Previdência Social

Além de incentivar você a poupar, os planos de Previdência são muito diversos e merecem atenção no momento de escolher o melhor para o seu caso.

Como ela funciona?

O funcionamento da Previdência Privada envolve alguns detalhes importantes – que a difere de alternativas de investimento. Confira os principais a seguir!

Fases da previdência

A Previdência funciona em duas fases: a de acúmulo e a de usufruto. Os termos já especificam como se dá cada uma. Na primeira, o intuito é de acumular patrimônio e investir, para colher frutos no futuro.

A fase de acúmulo costuma durar bastante tempo e se organiza por meio de aportes frequentes. Por isso, é um investimento considerado de longo prazo. Depois dela, vem a etapa do usufruto, que consiste em receber o dinheiro aportado e a rentabilidade.

O usufruto pode se dar de maneiras variadas. Por exemplo, com o saque do valor total acumulado, com o recebimento de uma renda mensal vitalícia ou de uma renda por tempo determinado. As escolhas dependem de cada investidor.

Perfil de risco

Na prática, a Previdência Privada funciona como um Fundo de Investimento. Logo, pode haver diferentes perfis de risco — a depender da estratégia de cada plano. É possível, por exemplo, encontrar possibilidades mais conservadoras, que foquem na renda fixa.

De outro lado, há fundos que mesclam renda fixa e variável e outros que apresentam um foco em estratégias de maior risco. A diversidade torna possível encontrar um plano que se adéqua a diferente perfis e objetivos de investidores.

Plano aberto ou fechado

A diferença é simples. Os planos fechados são aqueles que podem ser assinados apenas por funcionários de determinada empresa ou instituição e, em alguns casos, estendido aos familiares.

Enquanto isso, os planos de Previdência Privada aberta são os oferecidos para o público. Eles podem ser encontrados em corretoras de valores que distribuem planos de emissores variados. Assim, qualquer investidor pode escolher o seu plano aberto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *